quinta-feira, 3 de maio de 2018

POR QUE SOLTAMOS PUNS E ARROTOS?

Uma mesa farta, uma animada conversa, copos de refrigerante ou cerveja bem distribuídos entre os convivas são os ingredientes de uma refeição agradável, mas, também, as causas mais comuns para que o organismo produza excesso de gases, que resulta tanto em eructação (ato de arrotar) quanto em flatulência.


 Ou seja, essa quantidade de ar em excesso pode sair pela boca, por meio de um desagradável arroto, se o gás é formado no estômago, ou pelo ânus, num flato, quando o ar se forma no intestino, resultante da fermentação de determinados alimentos.

Um processo natural

"As bactérias que normalmente habitam o nosso intestino grosso, ao degradarem os alimentos, provocam a formação de gás. Isso é um evento fisiológico normal. Assim, todos nós eliminamos, diariamente, um pouco de gás. Em geral, produzimos de 0,5 a 1,5 litro por dia. Quando há um aumento nessa produção, acontece uma distensão abdominal que pode causar até dor", explica a coloproctologista Lucia de Oliveira, chefe do setor de fisiologia anorretal e coloproctologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Incompreendidos, malvistos, de aroma desagradável, tema de anedotas e causa de constrangimentos, os gases intestinais são uma questão fisiológica. Mas o excesso precisa ser avaliado por especialistas, pois pode ser sintoma de alguma doença

Quando investigar

Seja qual for o local da formação gasosa, no início ou no fim do aparelho digestivo, ela causa alguns desconfortos, que, segundo uma pesquisa nacional feita pelo instituto Gallup, afeta um terço dos brasileiros. Outros estudos ainda revelam que uma pessoa adulta com uma dieta equilibrada chega a expelir gases 17 vezes ao dia. Mais do que isso é demais. Deve-se, então, verificar que hábito ocasiona o problema.

Mas, de acordo com o gastroenterologista Carlos Eduardo Jacob, do Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo, "é difícil avaliar a quantidade de gases produzidos por um ser humano. Ela depende do tipo de dieta adotada, do volume de alimentos ingeridos e da constituição física da pessoa".



Além do mal-estar e da ansiedade para se livrar desse empachamento, os gases intestinais não causam maiores danos ao organismo. Mas o excesso constante deve ser investigado, porque "problemas do intestino grosso, como doença diverticular e câncer, também podem gerar flatulência. Já as doenças funcionais do aparelho digestivo, como a síndrome do cólon irritável e a dispepsia são aquelas que mais causam o problema e, apesar de não ter gravidade, são muito incômodas", diz o gastroenterologista. "Qualquer colite, seja ela inflamatória, parasitária ou bacteriana, altera a flora intestinal e pode provocar flatulência", alerta a coloproctologista.

O fator peso pode ainda significar gases intestinais em excesso, pois, segundo o médico, "quem está acima do peso, na maioria dos casos, não cuida da dieta como deveria. E os abusos em proteínas e gorduras é que causam o problema. Se uma pessoa começa a cuidar mais de si mesma, consumindo moderadamente alimentos e fazendo, todo dia, exercícios físicos, a quantidade de gases intestinais vai diminuir bastante".
As escapadas gastronômicas são as grandes vilãs e estimulam a formação de gases. E a melhor forma para evitar o distúrbio ainda é aquela dupla invencível que todos os especialistas recomendam: 
  • dieta equilibrada e exercícios físicos. "É preciso investir em um programa mais amplo que inclui mudanças nos hábitos de vida, como o fim do sedentarismo, dieta balanceada e busca do equilíbrio psíquico".

Por isso, mais refeições por dia em pequenas quantidades, evitando alimentos que causam gases, e uma atividade física, que pode ser uma simples caminhada depois das refeições, resolvem a maioria dos casos. Se o problema ainda persistir, o melhor é procurar auxílio médico.

Controle via oral
  
 Quem já tem o problema deve "consumir menor quantidade de produtos e com maior frequência, comer devagar e evitar os alimentos que possam desencadear o problema".

Principais causadores de flatos

◗ brócolis
◗ couve-flor
◗ couve
◗ repolho
◗ nabo
◗ cebola crua
◗ pimentão
◗ feijão
◗ ervilha
◗ mariscos
◗ ostras
◗ melancia
◗ melão
◗ ovo cozido ou frito
◗ nozes, castanhas, amendoim
◗ excesso de açúcar
◗ doces concentrados,como a goiabada

Fatores do dia a dia que pode favorecer  a flatulência

◗ falar demais, pois a saliva, ao ser engolida, tem uma quantidade de ar
◗ conversar durante as refeições
◗ mascar chicletes
◗ tomar bebidas gaseificadas
◗ usar prótese dentária mal ajustada
◗ comer muito numa única refeição
◗ não mastigar bem os alimentos
◗ tomar líquidos muito quentes, como chás, cafés e sopas, aspirando ar para esfriar o alimento
◗ usar canudinhos para consumir sucos
◗ fumar
◗ respirar pela boca em problemas de obstrução nasal
◗ intolerância à lactose ou ao glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário